Urso polar: o rei do Ártico | Viagens ao Extremo | Visite Svalbard

URSO POLAR: O REI DO ÁRTICO

O urso polar – também conhecido como o Rei do Ártico – é um dos maiores carnívoros do mundo. A população de ursos polares no arquipélago de Svalbard e no Mar de Barents é de aproximadamente 3 mil, ou seja, maior que a população de humanos.

O urso polar é considerado um mamífero marinho pois passa a maior parte da sua vida sobre o gelo boiando no mar. Avistar um urso polar é mais comum nas ilhas a leste de Spitsbergen, mas você deve estar preparado para encontrar um urso polar em qualquer lugar em Svalbard. As ursas polares dão à luz aos seus filhotes em tocas de neve, e os filhotes permanecem com a mãe até aproximadamente os dois anos de idade. Sua dieta consiste primariamente de focas, que são extremamente comuns nas águas ao redor de Svalbard.

Os ursos polares atacam muito rápido e sem aviso. Esteja acompanhado por um guia ou morador local com uma arma de fogo quando sair dos vilarejos.

Os ursos polares adultos variam de tamanho, de 200 a 800 kg. Os humanos são considerados alienígenas no habitat do urso polar, e um urso polar pode nos ver como uma presa em potencial. O urso polar é incrivelmente forte e mesmo os filhotes pesando menos de 100 kg podem ser extremamente agressivos e perigosos. Você pode encontrar ursos polares em qualquer lugar de Svalbard durante o ano todo. Tenha cuidado ao sair da cidade ou vilarejos e, de preferência, esteja acompanhado de um guia local. O urso polar é protegido por lei internacional desde 1973. São considerados atos criminosos caçar, perseguir, alimentar ou incomodar um urso polar. Qualquer pessoa que quebrar estas regras irá receber penalidades seríssimas.

Como evitar confrontos com ursos polares

É importante se preparar bem e pensar com antecedência sobre como agir na natureza de Svalbard. Nós recomendamos enfaticamente que você saia em passeios organizados. Entretanto, se você optar por explorar sozinho, os seguintes pontos são extremamente importantes:

  • Seja extremamente observador e tente se locomover somente em regiões abertas.
  • Se você vir um urso polar, recue calmamente e nunca vá atrás dele!
  • A maioria das visitas de ursos polares ocorre em acampamentos. Encontre um local com boa visão em todas as direções e, se forem várias pessoas no seu grupo, sentem-se virados para direções diferentes um do outro.
  • Evite montar acampamento próximo ao litoral, pois a água e a borda do gelo são os locais naturais onde o urso polar busca comida.
  • Cerque o seu acampamento. A observação de urso polar (alguém sempre acordado) é tida como a única estratégia segura quando se fala em acampar em Svalbard.
  • Guarde sua comida longe das barracas, porém à vista da abertura delas.
  • Evite cozinhar dentro de sua barraca, pois o cheiro fica no material delas e pode atrair ursos polares.
  • Arme-se corretamente. Um rifle grande (de calibres 7.62, 30.06 ou 308) e uma pistola de sinalização são as melhores armas para proteção contra os ursos polares.
  • Assegure-se de ter conhecimento das armas e ter experiência prévia com elas antes de sair em sua jornada.

Não existem “safáris de ursos polares”

Os ursos polares são uma espécie ameaçada e são protegidos por lei. Isso significa que não existem safáris ou perseguições a ursos polares ou nada similar em Svalbard. Entretanto, os ursos polares podem estar em qualquer lugar em Svalbard. No inverno, os ursos polares podem ser encontrados em todo o arquipélago, enquanto no verão eles geralmente seguem o gelo marinho e migram para o nordeste. As coisas podem mudar, então você precisa ter precauções ao sair de Longyearbyen.

Infelizmente, é impossível dizer qual é a melhor época para ver ursos polares. Os ursos polares andam livremente pelo arquipélago sem nenhuma limitação, e podem percorrer grandes distâncias em poucos dias. É difícil prever os melhores lugares para vê-los, mas obviamente quanto mais tempo você passar em Svalbard, maiores são suas chances de ver ursos polares. Nós recomendamos que você vá em passeios organizados pois os guias possuem um extenso conhecimento de Svalbard e cuidarão da sua segurança.

A maior chance de ver ursos polares e outro tipo de fauna é em um cruzeiro de expedição no verão. Esses cruzeiros costumam durar de 3 a 11 dias e te levam a partes remotas do arquipélago, como onde há o gelo boiando, local onde os ursos vão para caçar focas.