Detalhes sobre o passeio.
Hoje você será buscado em sua acomodação de manhã cedo e levado ao porto para sua navegação (em Svalbard a locomoção é a pé, de barco ou snowmobile) da sua viagem de aventura. Este passeio é feito com o barco tradicional.
Nós recomendamos que você se vista bem, pois o vento que vem da geleira que passaremos é extremamente frio, mesmo durante o verão. A bordo você poderá comprar algo para comer e beber no quiosque, se quiser. Faremos uma parada em Skansenbukta e logo após, na impressionante geleira Nordenskiöldbreen. Conseguimos ver só seu paredão e um dos braços que se estende até o horizonte, pois ela faz parte de um campo de gelo que vai até o final sul da ilha de Spitsbergen.
E próximo dali, cruzando o fiorde, está o porto de Pyramiden, a cidade-fantasma soviética, com um marco e um carrinho cheio de carvão mineral que dizem ser o último retirado da montanha antes da cidade ser abandonada.
Você será levado em um ônibus até os prédios principais da cidade abertos ao público, onde um guia russo falando inglês irá conduzir o grupo através dessa cidade-fantasma dos tempos da União Soviética.
Não perca mais uma vez aqui a oportunidade – outro Lênin, dessa vez na frente do prédio principal da cidade, um misto de centro multicultural, com uma biblioteca, quadra poliesportiva, estúdio com piano etc. que leva o nome do cosmonauta Yuri Gagarin. Este busto é o Lênin mais ao norte do mundo (não é brincadeira!) e olha desolado para sua cidade vazia e a geleira ao fundo.
Leve seu passaporte para ganhar um carimbo russo e coroas norueguesas em dinheiro para se você quiser comprar alguma coisa no hotel ou no museu. Após cerca de duas horas em Pyramiden, entrando e saindo de prédios que te lembram um local de acidente nuclear, com luminárias caindo, tinta descascando e todo esse conjunto literalmente “fantasma”, o ônibus buscará o grupo para novamente ir até o porto e o barco. Você chegará de volta em Longyearbyen no início da noite.