Pacote: O melhor de Svalbard | Viagens ao Extremo | Visite Svalbard



PACOTE

O melhor de Svalbard

5 dias / 4 noites

Veja o valor

Você chegou ao topo do mundo! Aproveite esses dias com os principais passeios que Svalbard oferece no verão, como as belas paisagens ao redor de Longyearbyen, a cidade mais ao norte do mundo, geleiras e navegações para o vilarejo russo de Barentsburg e a cidade-fantasma soviética de Pyramiden.

Categoria

Temporada de verão

Período

17 Mai - 19 Set

Datas de saída

diárias

Roteiro

Um plano dia-a-dia para guiar a sua jornada.

  • Dia 1 – chegada a Svalbard

    Sua aventura em Svalbard na verdade sempre começará em Oslo, capital da Noruega, de onde saem os voos para esse que é literalmente o topo do mundo e o aeroporto público e comercial mais ao norte do mundo com voos regulares!

    Já no pequeno aeroporto você encontrará nosso representante com seu nome escrito em uma papel – ele se encarregará de te dar as primeiras boas-vindas ao reino do urso polar e à cidade mais ao norte do mundo, Longyearbyen. Você terá então um traslado privativo do aeroporto até Longyearbyen ou Nybyen, de acordo com a acomodação escolhida. Faça o check-in no hotel e é hora de descansar da longa jornada que foi chegar do Brasil até Svalbard!

  • Dia 2 – passeio pela região de Longyearbyen e tarde livre para explorar

    Após o café da manhã, prepare-se para seus primeiros passos fora da zona dos humanos em Svalbard, pois de manhã você será buscado no hotel e embarcará em um passeio que te mostrará tudo o que há na cidade de Longyearbyen e mais pontos muito interessantes nos arredores da cidade. Subindo a montanha, você chegará à famosa Caixa-Forte de Sementes de Svalbard (Svalbard Global Seed Vault), que guarda no solo congelado natural (permafrost) as sementes de muitos vegetais de todo o planeta, principalmente os que são alimento, para o acaso de uma destruição a nível global exterminar nossa primária fonte de alimentos. A uma profundidade muito grande nessa montanha em Svalbard, estaremos a salvo no futuro. Ninguém é permitido entrar na Caixa-Forte, mas você pode tirar fotos na entrada! Lá de cima você tem uma bela vista da baía e do Aeroporto Longyear, onde você pousou ontem.

    O motorista-guia irá te contar tudo sobre como é a vida em Svalbard e como tudo é muito estranho por lá, por exemplo, ser proibida a residência de deficientes físicos, idosos também (a menos que trabalhem), não existe previdência social, como é conviver meses sem ver um raio de sol e muitas coisas mais – é um passeio informativo e contemplativo. Você seguirá em direção à Mina Número 3 de carvão, a única ainda em operação em Longyearbyen e ainda verá a placa com os logotipos da NASA e da ESA (European Space Agency), que monitoram Svalbard via satélite – e acredite, a NASA provê internet de alta velocidade a Longyearbyen!

    Descendo a montanha, você passará pelo porto e, se der sorte, poderá ver uma foca descansando e irá até o lado oposto da cidade, saindo dela novamente até parar na famosa placa-símbolo de Svalbard, de que daquele ponto em diante existem ursos polares e é necessário carregar um rifle consigo.

    Você subirá outra montanha então para ver as gigantescas antenas que se ligam com os satélites no espaço. Svalbard é um ponto ideal para isso por sua proximidade com o Polo Norte, seu deslocamento com a rotação da Terra não é tão grande. E lá de cima você terá uma vista de cartão postal do vale Adventdalen. Terminado o tour, seu guia te dará a opção de te deixar de volta no hotel ou no centro, em frente ao Museu de Svalbard.

    Após o almoço em local à sua escolha na rua principal, siga para a visitação do Museu de Svalbard. Ali você encontrará em primeira mão e no próprio local informações preciosas sobre como este lugar surgiu e se desenvolveu no mundo, além de ver animais típicos do arquipélago empalhados, até mesmo renas e um urso polar.

    Depois, aproveite para caminhar e ver as casinhas coloridas da cidade e ver a enorme quantidade de snowmobiles estacionados em todas as casas. Se quiser bebida alcoólica a preço baixo, vá ao mercado da cidade, que vende de tudo, o Svalbardbutikken. O preço não só do álcool é mais baixo aqui, mas também roupas de frio de grandes marcas mundiais são mais baratas em Svalbard pois as lojas são tax free.

    Então, se você acredita que não tem roupas adequadas para aguentar o frio de Svalbard, espere para comprar lá. Veja mais sobre o que vestir em nossa página Como se vestir em Svalbard. Aproveite para ver as lojinhas e o movimento na rua principal, com a estátua em homenagem ao minerador no meio dela.

    Faça uma caminhada até Nybyen, local onde originalmente ficavam instalados os mineradores. Nybyen fica a 2,5 km do centro de Longyearbyen e no percurso você poderá ver as torres que eram utilizadas para o transporte do carvão mineral explorado em Svalbard e uma curiosidade: acompanhando a rua que leva a Nybyen você verá o encanamento acima do chão. Isso se dá pois se o encanamento fosse enterrado, ele congelaria, mesmo no verão. Por isso todas as construções possuem pilares para afastá-las do contato com o terreno, que é permafrost (a terra é permanentemente congelada abaixo da superfície), e com o aquecimento das casas, o terreno derreteria e comprometeria os edifícios. Tudo é diferente por aqui. Se sua acomodação for em Nybyen, já pode ir para seu hotel descansar. Caso esteja em Longyearbyen, o retorno é uma descida fácil. Descanse bem pois os próximos dois dias serão bem longos.

  • Dia 3 – navegação à geleira Esmarksbreen e ao vilarejo russo de Barentsburg

    Tome o café da manhã cedo hoje, pois por volta das 8:30 da manhã alguém virá te buscar na sua acomodação para levá-lo até o porto. Hoje é o dia da primeira navegação, cruzando em direção ao Isfjorden vendo a bela paisagem de montanhas, algumas mesmo no verão com gelo no topo.

    Serão algumas horas de navegação até que o navio chegue na margem oposta do largo fiorde, onde você chegará muito próximo do impressionante paredão de gelo da geleira Esmarksbreen. O barco ficará parado ali e aproveitando o tempo, acenderão o fogo na churrasqueira para preparar o almoço a bordo.

    Após o almoço, sua jornada continua até a outra margem do fiorde, onde está o vilarejo de mineradores russo de Barentsburg, com aproximadamente 450 habitantes, mas completo com escola, loja de souvenir, quadra poliesportiva, hotel, residências etc. Uma pequena cidade funcional.

    Quando você chegar a Barentsburg, no porto, terá que subir escadas até a cidade e o grupo irá se preparar para um passeio guiado por um russo (falando inglês) desse vilarejo especial. O guia explicará como as coisas funcionam no vilarejo no cotidiano. Após o tour, você terá tempo para explorar por conta própria o vilarejo. Vá à praça e não perca a oportunidade de ver que a Rússia não saiu bem da União Soviética assim. No meio da praça há um busto de Lênin e atrás da praça um monumento em meia lua com uma inscrição em russo que diz “nossa meta – o comunismo”.

    No caminho de volta, o barco passará por Colesbukta. É uma parte fotogênica da viagem com prédios abandonados que literalmente parecem estar em decomposição. Você também ficará impressionado com a quantidade de aves que verá durante a navegação, nos penhascos.

    Café, chá, refrigerantes, cerveja, vinho, waffles, petiscos e souvenirs podem ser comprados no quiosque dentro do barco, que tem o sugestivo nome de “Sval-Bar”. Não é permitido ingressar no barco com bebidas alcoólicas vindas de fora. Coloque roupa quente e à prova de vento e não se esqueça de sua touca e luvas. Por volta das 19:00 você estará de volta a Longyearbyen e será levado até sua acomodação.

  • Dia 4 – navegação para a cidade-fantasma soviética de Pyramiden

    Hoje você terá a manhã para um merecido descanso, mas aproximadamente às 13:00 você será buscado em sua acomodação e levado ao porto para sua segunda navegação (em Svalbard a locomoção é a pé, de barco ou snowmobile) da sua viagem de aventura, mas hoje você terá não um barco qualquer, mas um catamarã de alta velocidade. Até pouco tempo, este passeio durava 10 horas, pois Pyramiden fica longe. Com o catamarã, ele foi encurtado para 6 horas.

    Nós recomendamos que você se vista bem, pois o vento que vem da geleira que passaremos é extremamente frio, mesmo durante o verão. A bordo você poderá comprar algo para comer e beber no quiosque, se quiser. Faremos uma parada em Skansenbukta e logo após, na impressionante geleira Nordenskiöldbreen. Conseguimos ver só seu paredão e um dos braços que se estende até o horizonte, pois ela faz parte de um campo de gelo que vai até o final sul da ilha de Spitsbergen.

    E próximo dali, cruzando o fiorde, está o porto de Pyramiden, a cidade-fantasma soviética, com um marco e um carrinho cheio de carvão mineral que dizem ser o último retirado da montanha antes da cidade ser abandonada.

    Você será levado em um ônibus até os prédios principais da cidade abertos ao público, onde um guia russo falando inglês irá conduzir o grupo através dessa cidade-fantasma dos tempos da União Soviética.

    Não perca mais uma vez aqui a oportunidade – outro Lênin, dessa vez na frente do prédio principal da cidade, um misto de centro multicultural, com uma biblioteca, quadra poliesportiva, estúdio com piano etc. que leva o nome do cosmonauta Yuri Gagarin. Este busto é o Lênin mais ao norte do mundo (não é brincadeira!) e olha desolado para sua cidade vazia e a geleira ao fundo.

    Leve seu passaporte para ganhar um carimbo russo e coroas norueguesas em dinheiro para se você quiser comprar alguma coisa no hotel ou no museu. Após cerca de duas horas em Pyramiden, entrando e saindo de prédios que te lembram um local de acidente nuclear, com luminárias caindo, tinta descascando e todo esse conjunto literalmente “fantasma”, o ônibus buscará o grupo para novamente ir até o porto e o barco. Você chegará de volta em Longyearbyen em aproximadamente uma hora e meia.

  • Dia 5 – passeio com huskies e retorno para Oslo

    Para quem faz o roteiro entre 26 de maio e 10 de junho, seu passeio será pela manhã, quando te buscaremos em sua acomodação e te levaremos até fazenda dos huskies. Lá você terá toda as explicações sobre como manejar um trenó e o que os huskies esperam de você. Esse passeio de trenó em Foxfenna fica a aproximadamente 450 metros acima do nível do mar. Daqui, você terá uma vista de tirar o fôlego do vale e dos fiordes. Após o passeio, você retornará ao hotel para terminar de arrumar suas coisas e, em horário combinado, fazer seu traslado privativo para o Aeroporto Longyear.

    Já para quem faz o roteiro entre 11 de junho e 19 de setembro, seu passeio também será pela manhã. Você será buscado em sua acomodação para nada mais, nada menos, que um passeio de kart – puxado por huskies! Você acha que é uma boa ideia deixar nossos corajosos amigos de quatro patas te conduzirem? Eles serão o motor do seu kart hoje. Cada kart possui um motorista e um ou dois passageiros. Ao longo do trajeto, vocês poderão mudar de posição. Faremos um belo passeio ao longo do litoral de Longyearbyen.

    Quando tivermos percorrido alguns quilômetros, faremos uma parada para uma caminhada através da bela paisagem da tundra. Estaremos buscando por um bom local para almoçarmos juntos e apreciarmos a flora e fauna. Após essa parada, vamos dirigindo de volta para a fazenda dos huskies e teremos algum tempo para dar adeus aos nossos amigos de quatro patas. Após o passeio, você retornará ao hotel para terminar de arrumar suas coisas e, em horário combinado, fazer seu traslado privativo para o Aeroporto Longyear.

O que está incluso

Não se preocupe, nós cuidamos de você.

O roteiro inclui:

  • recepção e traslado privativo do Aeroporto Longyear até sua acomodação em Longyearbyen;
  • 4 noites de acomodação (categorias econômica, turística, turística premium, superior ou luxo) em Longyearbyen;
  • café da manhã diário;
  • passeio de manhã para conhecer Longyearbyen e a região no entorno da cidade, em pequeno grupo, com guia-motorista falando inglês;
  • navegação de dia inteiro à geleira Esmarksbreen em grupo, em barco tradicional, com guia em inglês e ao vilarejo russo de Barentsburg;
  • almoço a bordo do barco próximo à geleira Esmarksbreen (não inclui bebidas);
  • city tour de Barentsburg feito por guia local russo, falando inglês;
  • navegação à tarde/noite em catamarã rápido pelos fiordes à geleira Nordenskiöldbreen e até o porto de Pyramiden;
  • transporte em ônibus de ida e volta do porto de Pyramiden aos prédios principais da cidade;
  • city tour da cidade-fantasma soviética de Pyramiden, com guia local russo falando inglês, podendo entrar em diversos edifícios;
  • para roteiros entre 26 de maio e 10 de junho: passeio de trenó na neve com huskies;
  • para roteiros entre 11 de junho a 19 de setembro: passeio de kart pelo litoral de Longyearbyen e tundra com huskies;
  • traslado privativo da sua acomodação em Longyearbyen ao Aeroporto Longyear a tempo do seu voo de partida;
  • IOF cobrado diretamente pela Receita Federal para viagens ao exterior;
  • taxas, impostos e comissões brasileiros, europeus e de Svalbard.

O roteiro não inclui:

  • voos de/para Svalbard;
  • seguro de viagem de aventura especial com cobertura para evacuação aérea de emergência (obrigatório para ingressar em Svalbard – se desejar uma cotação, fale conosco);
  • refeições e bebidas em restaurantes ou durante os passeios (a menos que descrito no programa);
  • quaisquer outros serviços não listados acima como inclusos.

Acomodação

Descanse bem e acorde pronto para outro dia de passeio.

Econômica

Gjestehuset 102

A partir de:

€ 1.726

Econômica

Gjestehuset 102

Este hostel é nossa indicação, verificada presencialmente, de acomodação econômica em Svalbard, localizado no bairro de Nybyen. Você pode comprar lanches e bebidas no hostel e os quartos são duplos (ou individuais) privativos, com banheiro compartilhado. Você terá acesso a uma cozinha com geladeira compartilhada. Possui Wi-Fi gratuito e café da manhã incluso.

Turística

Coal Miners’ Cabins (Quarto Familiar)

A partir de:

€ 1.933

Turística

Coal Miners’ Cabins (Quarto Familiar)

Esta pousada é nossa escolha de acomodação turística em Svalbard, aprovada pessoalmente. As acomodações estão localizadas em edifícios anexos, no bairro de Nybyen. Apesar de a maioria dos quartos possuir banheiro compartilhado, somente reservamos aqui o quarto familiar, que acomoda até 4 pessoas, com banheiro privativo e sala de estar. Wi-Fi gratuito e a recepção no edifício principal possui um restaurante com café da manhã incluso.

Turística Premium

Radisson Blu Polar Hotel (Quarto Standard)

A partir de:

€ 2.056

Turística Premium

Radisson Blu Polar Hotel (Quarto Standard)

Com banheiras de hidromassagem no terraço de uso comum, este é o hotel mais ao norte de serviço completo no mundo. Você pode desfrutar de especialidades do Ártico no restaurante (tente a carne de rena). Os quartos standard dispõem de frigobar, mesa de trabalho, TV e banheiro privativo, além de uma cama extragrande e Wi-Fi gratuito.

Superior

Radisson Blu Polar Hotel (Suite Junior)

A partir de:

€ 2.211

Superior

Radisson Blu Polar Hotel (Suite Junior)

Com banheiras de hidromassagem no terraço de uso comum, este é o hotel mais ao norte de serviço completo no mundo. Você pode desfrutar de especialidades do Ártico no restaurante (tente a carne de rena). A Suite Junior é uma suíte espaçosa com uma cama grande e um sofá-cama, com mesinha, poltrona, TV, uma cafeteira Nespresso, frigobar, Wi-Fi gratuito e uma vista linda garantida.

Luxo

Funken Lodge (Suite)

A partir de:

€ 2.579

Luxo

Funken Lodge (Suite)

O Funken Lodge é clássico e charmoso, também aprovado pessoalmente por nós no local. Oferece uma vista da Montanha Hiortfjellet do seu quarto, que conta com ampla cama, sala de estar em separado, banheiro de altíssima qualidade, Wi-Fi gratuito e durante à tarde o hotel costuma fazer lanchinhos cortesia aos hóspedes. O restaurante é magnífico e o aconchegante lounge da lareira é o lugar ideal para relaxar com um drinque e um lanchinho do bar.

Condições

Como fechar seu pacote conosco.

Parte aérea

A Viagens ao Extremo faz a pesquisa dos melhores voos para se chegar a Svalbard, levando em conta disponibilidade de datas, preços, a menor conexão possível e tentar evitar ao máximo um pernoite em alguma cidade europeia antes de prosseguir viagem ou em Oslo, de onde saem os voos (a menos que você queira dias extras em Oslo, o que pode ser arranjado). Com exceção da Norwegian, que cobra em dólares, incidindo IOF de 6,38% na passagem e ter que ser paga à vista, seu cartão precisa estar liberado pelo banco para compras internacionais. O mesmo ocorre com o trecho de ida e volta de Oslo a Svalbard – invariavelmente teremos que utilizar as companhias SAS (Scandinavian Airlines) ou a Norwegian. E ambas as compras serão feitas no exterior. Mas é possível chegar até Oslo com outras empresas que saem do Brasil, fazem uma conexão na Europa e seguem até Oslo, que fazem a cobrança em reais e parcelam em diversas vezes, dependendo da política de cada empresa. Pesquisaremos o melhor para você. Não cobramos qualquer taxa ou comissão na parte aérea. Com os dados dos voos que iremos lhe fornecer, você pode ir aos sites das companhias aéreas e comprar as passagens (nos enviando uma cópia depois para reserva dos traslados). Uma outra opção, para quem não é muito familiar ou tem aquela preguiça de preencher tudo que as companhias aéreas pedem, você pode nos passar os dados do seu cartão por meio de chamada de voz no WhatsApp (por medida de segurança) e nós mesmos fazemos a compra e em alguns minutos ou horas seus e-tickets estarão na sua caixa de e-mail. É você que decide!

Forma de pagamento

Parte terrestre: à vista, com desconto, por transferência bancária para os preços apresentados no site. A prazo, consultar valor conosco (entrada de 30% por transferência bancária e o restante do valor em até 3 vezes sem juros nos cartões Visa e MasterCard. Há um acréscimo sobre o valor à vista.

Pagamento parcelado somente com 90 dias de antecedência da viagem. Após este prazo, o pagamento deverá ser à vista. O pagamento da parte terrestre deve estar concluído em até 60 dias da data da viagem.

Parte aérea: no cartão de crédito, variável de acordo com a companhia aérea que fará o trecho Brasil / Oslo. Para os trechos internos entre Oslo e Svalbard, o pagamento é feito no cartão de crédito internacional (Visa ou MasterCard), em euros. Incide IOF de 6,38% na fatura do cartão.

Condições de cancelamento

O Visite Svalbard formulou sua política de cancelamento de acordo com o status diferenciado que Svalbard tem no mundo e de que os fornecedores de alguns serviços não são obrigados a fazer devoluções em alguns casos específicos, da seguinte forma:

  • com mais de 11 semanas da data da partida, uma cobrança de 30% do valor do pacote;
  • entre 11 e 6 semanas da data da partida, uma cobrança de 50% do valor do pacote;
  • entre 6 e 3 semanas da data da partida, uma cobrança de 75% do valor do pacote;
  • menos de 3 semanas: todo o valor do pacote é retido.

Note que as regras de cancelamento são mais rígidas que o normal para os seguintes serviços: voos domésticos e internacionais e passeios de navegação. Deste modo, o Visite Svalbard não pode fazer devoluções de nenhum desses serviços reservados conosco pois as empresas realizadoras desses serviços não fazem tampouco a devolução para nós.